O CONCURSO

A TV TEM acredita que a responsabilidade de formar cidadãos conscientes e que se engajam em causas pela sociedade, também é dos meios de comunicação. Por este motivo organiza todos os anos o Concurso de Redação.

O Concurso incentiva os estudantes do 2º ao 9º ano a criar o hábito da leitura e da escrita. Além disso, é uma grande vitrine para futuros escritores.

Recorde de público entre os alunos das escolas públicas e particulares das regiões de Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto, o Concurso de Redação aborda temas atuais e conta com a participação das Secretarias Municipais de Educação e das Diretorias Regionais de Ensino. No concurso também são premiados os professores e escolas dos alunos vencedores. Ano passado, mais de 80 mil estudantes embarcaram nesta ideia.

O concurso sempre aborda temas atuais. No ano de 2013, os alunos deverão escrever inspirados pelo tema “BRASIL, PAÍS DO FUTEBOL”.

Cada escola poderá participar nas categorias abaixo:

Categoria 2º e 3º anos: Desenho
Categoria 4º e 5º anos: Carta do Leitor (Baixe aqui o texto padrão)
Categoria 6º e 7º anos: Narrativa de Aventura
Categoria 8º e 9º anos: Crônica
Escolas preparam alunos para Concurso de Redação organizado pela TV TEM

DICAS

Relembrando algumas mudanças da reforma ortográfica da língua portuguesa




A última reforma ortográfica trouxe algumas mudanças para a língua portuguesa. As alterações nas regras não foram muitas, mas a escrita de algumas palavras pode parecer estranha. Vamos ter de acostumar com ideia, voo, paranoico, frequência, contrarregra…

A ideia do Acordo Ortográfico que entrou em vigor a partir de 2009 é alcançar uma escrita comum da língua portuguesa para facilitar o intercâmbio cultural e científico entre as nações e ampliar a divulgação do idioma e da literatura. Isso quer dizer que a grafia de algumas palavras mudou, mas a pronúncia de cada país se mantém. A língua portuguesa é falada por 220 milhões de pessoas em todo o mundo – aproximadamente 190 milhões no Brasil.

Com o acordo, os oito países lusófonos (onde a língua portuguesa é a língua oficial) passam a ter o mesmo vocabulário ortográfico. As mudanças na ortografia brasileira foram significativas, embora sejam poucas. Estima-se que as alterações no vocabulário brasileiro sejam de apenas 0,47% e 1,42% na ortografia de expressão portuguesa (europeia).

Na nova ortografia foram acrescentadas três letras no alfabeto português: K, W e Y, sendo que cada letra tem uma forma minúscula e outra maiúscula.

Ou seja, o alfabeto: que tinha 23 letras (A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z), passou a ter 26 letras (A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z).

As novas letras K,W e Y podem ser usadas em nomes próprios de pessoas e seus derivados: Darwin, darwinismo; Kant, kantismo; Taylor, taylorista. E também em nomes relativos a lugares de outras línguas.

INSCRIÇÕES

Período de Inscrições: 02 a 25 de setembro de 2013

Premiação: Semana de 28 a 31 de outubro de 2013

As escolas participantes devem entregar o material inscrito através dos Correios ou diretamente na sede da TV TEM de sua região. Anote o endereço:

Bauru
Rua Padre Anchieta, 9-41
Bela Vista
CEP: 17060-400
Fone: (14) 3233-1000

Botucatu
Av. Vital Brasil, 1.400
Jardim Bom Pastor
CEP: 18607-660
Fone: (14) 3882-8242

Marília
Rua Xavantes, 52
Bairro Mirante
CEP: 17503-060
Fone: (14) 3402-6400

Ourinhos
Rua Dr. Antônio Prado, 17
5º Andar - Salas A e B
CEP: 19911-810
Fone: (14) 3326-9500

Fale Conosco